O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) selecionou dois projetos inovadores que envolvem alunos surdos. Para participar do projeto foram selecionados quatro alunos da Escola Estadual Maurício Murgel, referência na inclusão de alunos com necessidades especiais. Os projetos visam criar um dicionário e um manual, para que pessoas surdas possam ter aulas de desenho arquitetônico.
Quatro alunos surdos da Escola Estadual Maurício Murgel participam de projetos no CEFET-MG: criar um dicionário e um manual, para que pessoas surdas possam ter aulas de desenho arquitetônico. Estes alunos recebem bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Jr). É a primeira vez que o BIC-Jr trabalha com bolsistas surdos. Este programa é para os alunos de ensino médio e profissional técnico de escolas públicas estaduais e federais de Minas Gerais. O programa oferece bolsas de pesquisa para os alunos.
A professora Vera Lúcia de Souza e Lima, do departamento de Engenharia Civil do Cefet-MG, é a coordenadora do projeto no CEFET-MG. Ela diz: “Com esses projetos, pretende-se promover a inclusão de jovens surdos na área do desenho arquitetônico”.
O primeiro projeto é o de publicar um glossário de Libras para o ensino do desenho arquitetônico para deficientes auditivos. O glossário deverá definir sinais para as palavras utilizadas no desenho arquitetônico e será utilizado no curso.
O segundo projeto é um manual para adequar o uso de Libras para o ensino de desenho arquitetônico. Este manual vai utilizar o glossário.
Leia mais em:
Fonte: Portal Aprendiz - http://aprendiz.uol.com.br/content/sowucudode.mmp
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário