sábado, 24 de outubro de 2009

MAIS

O MAIS – Movimento de Apoio à Inclusão do Surdo na universidade nasceu do desejo maior de vermos garantidos dentro do ensino superior os direitos de acesso à educação da pessoa surda.

A maioria da população desconhece as dificuldades que o surdo encontra para ingressar em uma universidade pública devidas principalmente a um processo injusto de vestibular que não considera suas especificidades lingüísticas em provas abertas e na produção de textos.

Agora decidimos lutar por uma mudança de pensamento em todos os setores da sociedade seguida de ações que venham viabilizar o ingresso e a permanência do aluno surdo em universidades.

Não existe um levantamento atual do IBGE, mas os dados do Censo da Educação Superior de 2003 MEC/INEP indicam que havia apenas aproximadamente 600 alunos surdos ou com deficiência auditiva matriculados em Instituições de Ensino Superior no Brasil, em uma população de cerca de 5,7 milhões de pessoas com problemas relacionados à surdez (Censo 2000 - IBGE). De lá para cá pouca coisa mudou e apesar de a LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais ter sido regulamentada em 2002 e de ter sido incluída no currículo de disciplinas obrigatórias do curso de Letras, Fonoaudiologia e Pedagogia de universidades públicas, ainda não houve uma conscientização por parte dos dirigentes destas universidades de que o surdo, para acesso à educação superior deve contar com o reconhecimento da LIBRAS como forma de expressão e mais urgente ainda, que seja avaliada de maneira diferenciada sua produção textual, considerando particularidades de sua condição, cultura, cognição e expressão escrita.

Diante disso conclamamos a todos pensarem, discutirem e contribuírem com sugestões e apoio ao nosso movimento. Queremos MAIS universidade para quem precisa! A UFSC e FUVEST já adotam processo de vestibular diferenciado para surdos, a UFBA, UFMS e UFPI por força judicial também tiveram que se adequar. Queremos que a UFMG e outras universidades públicas em Minas Gerais também mudem seus processos de vestibular e cumpram o que o MEC determina na Portaria nº 3.284/2003 sobre acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências.

MAIS – Movimento de Apoio à Inclusão do Surdo na universidade.

ADOTE, PRATIQUE, ESPALHE ESTA IDÉIA!!!!!

Um comentário:

  1. Acredito que o direito da pessoa surda tem que ser preservado principalmente no âmbito da educação. Temos que fazer com que os surdos sejam ouvidos dentro do silêncio da indiferença que os ouvintes insistem em mantê-los.

    Fernando Brison

    ResponderExcluir